terça-feira, 23 de março de 2010

Sucessor do DS é anunciado e será 3D





DSEm um comunicado à imprensa, a Nintendo anunciou oficialmente o substituto para o DS, o portátil 3DS. Ele será apresentado na E3, principal feira de videogames do mundo, e já foi confirmado que o aparelho será equipado com duas telas de alta definição (HD).
Como o nome dá a entender, ele reproduzirá imagens em 3D real, aquele que passa a sensação de profundidade sem precisar de óculos especiais. Bem, pelo menos é assim que a empresa o descreve.
Ainda não se sabe como os efeitos em 3D irão funcionar, mas em breve devemos ter os primeiros vídeos da novidade. Uma indicação pode estar no jogo 3D Hidden Picture, um puzzle para o DS que usa a câmera para rastrear os movimentos do pequeno console e ajusta as imagens de acordo, simulando a terceira dimensão. Claro que isso é apenas uma especulação, mas sem mais dados, é tudo o que nos resta.
Se você ficou preocupado em perder seus jogos do DS, não tema. A Nintendo garante que o novo sistema terá apoio e compatibilidade com os jogos do portátil atual. Porém, é importante salientar que o Nintendo 3DS é uma série completamente nova de hardware. Segundo a Nintendo, o novo videogame estará à venda em algum momento entre abril de 2010 e março de 2011.
O novo portátil já era esperado. Em janeiro, o presidente da Nintendo, Satoru Iwata, deu uma entrevista ao jornal japonês Asahi Shimbun falando que o sucessor do DS terá "gráficos altamente detalhados e será necessário ter um sensor com a capacidade de ler os movimentos de pessoas que o joguem".
Mais tarde, a Nintendo da América disse que a fala de Iwata havia sido mal interpretada. "Mr. Iwata não fez quaisquer comentários a respeito das funções dos futuros sistemas de hardware da Nintendo", disse o diretor sênior de comunicações corporativas da Nintendo of America, Charlie Scibetta. "A resposta à pergunta do repórter foi mal interpretada", completa a informação.
Em outra seção de perguntas e respostas, Iwata falou que além de alta-definição e sensor de movimentos o console deveria ter algo mais. Esse extra parece ser exatamente o sistema 3D. Para completar a série de comentários e rumores que precederam esse anúncio, em fevereiro surgiu uma patente para o 3DS que mostrava que ele poderia vibrar:
"Por outro lado, no caso de um personagem inimigo estar na frente da tela de jogo, muito dano é aplicado ao personagem e uma forte vibração ocorre. Em ambos os casos, os tremores são transmitidos para os dedos ou mãos do jogador através dastylus", a patente descreve.
Parece que depois dos controles por movimento, as imagens 3D são a nova tendência dos videogames.
A Sony está para lançar uma linha de produtos compatíveis com a terceira dimensão. O PlayStation 3 também vai incorporar essa tecnologia, enquanto os PC já possuem placas especiais com ela.
A Nintendo já brincou com o 3D em 1995 com o Virtual Boy, um videogame que criava imagens com infravermelho para dar a sensação de profundidade. Bem, ele foi um dos maiores fracassos da Nintendo, que não está acostumada a eles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário