sexta-feira, 19 de março de 2010

Conheça os detalhes do PlayStation Move


 

PlayStation Move
A Sony finalmente mostrou o seu controle por movimento durante a Game Developers Conference (GDC), feira dos desenvolvedores que acontece em São Francisco. O recém nomeado PlayStation Move parece ser uma cópia feita sem vergonha nenhuma do controle do Wii, o que é algo bom na verdade, já que é um formato que sabemos que funciona. E aqui estão todas as informações que você quer saber sobre o novo periférico.
O Move é um controle que capta movimento, não é tão futurista quanto o Project Natal do Xbox 360 promete ser, mas juntamente com a câmera Eye do PlayStation, que já está no mercado, possibilita que o usuário jogue no PlayStation 3 com muita precisão na leitura dos movimentos. Isso você já sabia, claro.
Ele pode, em alguns casos, ser conjugado com outro controle, o Subcontroller, um dispositivo tipo Nunchuk, do Wii, com um controle direcional, que permite que o Move seja usado com títulos mais tradicionais, como RPGs ou jogos de tiro em primeira pessoa.
Subcontroller
Diferente do controle do Wii, que é alimentado por pilhas comuns, o Move e seu fiel companheiro, o Subcontroller, são alimentados pela mesma bateria de íons de lítio do controle DualShock 3 de seu PlayStation 3, o que propicia mais vida útil entre as recargas. Isso é bastante útil. Ambos não têm fios e serão sincronizados com o PlayStation 3 via Bluetooth. Por enquanto poderão ser encontrados somente na cor preta.
O funcionamento será através de um giroscópio de três eixos, um acelerômetro de três eixos, uma esfera colorida que é um sensor de campo magnético terrestre e serve para definir a localização do Move, o que permite que o controle siga com facilidade qualquer movimento realizado pelo jogador, seja ele grande ou pequeno, rápido ou devagar. Queremos ver como isso vai funcionar.
O Subcontroller também tem um sensor de movimento completo, assim como o próprio Move, ao contrário do simples giroscópio do Nunchuk do Wii que, segundo relatos vindos da GDC, é bastante primitivo em comparação.
Antes de iniciar cada jogo será necessário calibrar o Move, o que, de novo, segundo relatos da GDC, não é um grande problema, mas atrapalha um pouco se você quiser trocar rapidamente de jogos.
Apesar do design do Move ser similar ao controle de movimento pioneiro da Nintendo, de 2006, há diferenças centrais, como um número menor de botões e uma captação de movimento superior.
PS Move
A Sony afirmou que 36 companhias já trabalham em jogos para o novo controle, incluindo gigantes como Activision, Capcom, Disney, Electronic Arts, Konami, Namco Bandai, Sega, Square Enix, THQ, Ubisoft e Warner Bros, além dos estúdios da própria Sony, um dos quais afirma que terá cerca de 20 jogos para o Move até abril de 2011. Impressionante.
Com todas essas empresas envolvidas, é hora de conhecer alguns dos jogos que irão para o novo controle por movimento da Sony.
Motion Fighter é o título provisório de um jogo de luta revelado na GDC. A demonstração mostrou a capacidade de 1:1 no movimento do Move, ou seja, o movimento feito é o reproduzido na tela, aplicado a um combate de rua estilo beat-em-up. A Sony disse que o projeto está cerca de 20 por cento pronto.
Motion Fighter
Um grande jogo prometido, um dos poucos títulos não casuais até agora, é SOCOM 4: U.S. Navy SEALs. O jogo de tiro será adaptado para os controles sensíveis ao movimento do PS3. Porém, não se preocupe, caso você não goste deste modo de jogo, o DualShock 3, controle padrão do console, poderá ser usado.
A Warner Bros divulgou hoje que The Lord of The Rings: Quest of Aragorn, um jogo que anteriormente iria apenas para o Wii e DS, também irá para o PlayStation 3. Ele terá suporte total para a tecnologia do controle por movimento. O jogo vai acompanhar as aventuras de Aragorn antes dos eventos de O Senhor dos Anéis e promete ser um bom jogo de espada.
The Shoot é um título de tiro no estilo apontar e disparar, com alguns movimentos especiais para apimentar as coisas, como a possibilidade de eliminar diversos inimigos de uma só vez, ou ajudar de outras formas. Situado em um ambiente que se parece com cenário alienígena repleto de ciborgues de algum filme de Hollywood, o jogo parece ser bastante divertido.
The Shoot
O Wii Sports Resort do PlayStation é o Sports Champion. Sua principal vantagem será a reprodução dos movimentos na tela sem atraso, porém, uma longa calibragem será necessária. O título possui um jogo de duelos de espada, tênis e outras modalidades que utilizarão os dois periféricos de formas diferentes. Portanto, espere usar tanto a bolinha estranha quanto o seu parceiro, o Subcontroller. Parece muito interessante também.
É isso, agora você sabe um pouco mais do controle por movimento da Sony, cujo preço deve ficar abaixo das 100 doletas.
Agora é esperar para colocar as mãos nele no final do ano. Ele será lançado na primavera do hemisfério norte, ou seja, ele chega entre setembro e novembro deste ano. Já está ansioso? Nós também.

Nenhum comentário:

Postar um comentário